quinta-feira, 10 de março de 2016

Um pensamento...

   As descobertas feitas pelo Dr. Edward Bach são instrumentos valiosos para o restabelecer do equilíbrio interno, quer a nível físico, quer a nível emocional. Muito se tem escrito sobre estas essências após a morte deste médico. No entanto, e apesar dos extensos tratados acerca dos arquétipos correspondentes às essências florais, pouco ou nada foi dito acerca dos oito capítulos do seu livro “Heal thyself” (“Cura-te a Ti Mesmo”). As descrições arquetípicas feitas pelo Dr. Bach são bastante sucintas e generalistas, pois foi sua intenção torná-las acessíveis a qualquer ser-humano independentemente da formação académica, ou nível social. A ausência de uma descrição pormenorizada dos arquétipos originou uma situação de sobrevalorização do estudo dos arquétipos pelos arquétipos. Consequentemente, temos vindo a observar descrições cada vez mais detalhadas e por vezes confusas das essências florais, exigindo assim uma maior formação quer académica, quer a nível de cultura geral.

   O objectivo primário de todo o trabalho que nos foi deixado por este médico foi e é a compreensão daquilo a que chamamos doença e a forma como podemos salvaguardar-nos dela. Não podemos compreender o que são as essências florais se continuarmos a dedicar o nosso estudo somente aos arquétipos. É imperativo que estudemos a totalidade da obra de Edward Bach; não podemos continuar a menosprezar a importância daquilo a que alguns chamam esoterismo, ou visão holística de Bach. Em ambos os casos, não falamos senão de uma única coisa: da interpretação filosófica de uma ética superior que coordena aquilo a que, em psicologia, poderíamos rudemente chamar de psicossomatismo.

   No entanto, esta abordagem não pode ser feita à luz de uma psicologia ou psicanálise modernas. Estes campos estão, por enquanto, demasiado afastados do nosso objecto de estudo. Muito embora estas ciências possam ser uma mais-valia para o estudo desta ética universal, não conseguem por si mesmas abarcar o estudo desta. Torna-se imperativa a criação de um novo modelo de estudo capaz de abranger esta “Nova Ciência” e a criação de um novo Método Científico que não se baseie numa sistematização absoluta da realidade e que não tenha como pressuposto uma única realidade composta somente por aquilo que se vê ou pelo que se pode medir. Simplificando as coisas, o estudo das essências florais do Dr Bach é acima de tudo uma experiência de vida, uma comunhão do Homem com a Natureza, o realizar de um processo consciente de crescimento espiritual, emocional e físico.

Sem comentários:

Enviar um comentário